segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Rússia conta com o talento brasileiro para fazer história no Grand Prix

Pula, Cirilo e Gustavo, brasileiros da seleção da Rússia de futsal
(Foto: Flávio Dilascio/GLOBOESPORTE.COM)
Apontada pela crítica como maior adversária do Brasil na disputa pelo título do Grand Prix de Futsal 2011, a Rússia conta com o talento brasileiro para apimentar ainda mais a rivalidade. Cabeça do grupo B, os russos têm, nada menos, que três brasileiros em seu elenco. Paulistas, Cirilo e Pula jogam no Dínamo de Moscou, enquanto o goleiro gaúcho Gustavo atua pelo Cibiriak, também da Rússia. Os três já moram no país euro-asiático há bastante tempo.

Estou na Rússia há sete anos, casei com uma russa e tive os meus dois filhos lá. O convite para a naturalização para fazer parte da seleção foi uma consequência de uma vida construída lá – afirma Gustavo, de 32 anos, que mora na gélida Sibéria, na parte asiática do país.

Brasileiros no futsal russo são uma cena bem comum. Com uma liga forte, o país vem atraindo mais e mais brazucas com o passar dos anos. Apesar do clima frio, o grande atrativo para uma transferência são a qualidade de vida, os altos salários e as condições de trabalho consideradas como ideais.

Ex-jogador da Ulbra e do Carlos Barbosa, Gustavo não se arrepende da mudança de país, mesmo tendo a possibilidade de enfrentar o Brasil.

- Gosto muito do Brasil, mas me sinto em casa na Rússia, mesmo porque o número de brasileiros jogando por lá é enorme. Fazemos reuniões periódicas e estamos sempre juntando nossas famílias, o que reforça ainda mais o sentimento pelo novo país – destaca o goleiro.

Realista, ele reconhece que é muito provável um confronto entre Brasil e Rússia na fase final. E não teme ao falar que fará de tudo para sair com a vitória.

- Como a Espanha e a Itália não vieram, Brasil e Rússia são os favoritos. Eles mais até do que a gente. Só que nós também queremos o título, embora nossa prioridade esse ano seja o Campeonato Europeu e as eliminatórias para a Copa do Mundo - ressalta.

Aos 30 anos, Vagner Caetano Pereira, o Pula, é um dos principais nomes do futsal russo. Artilheiro da última Copa do Mundo, com 16 gols, ele diz que sentiu um pouco de dificuldade quando trocou o Brasil pela Rússia, em 2004.

- No início, foi difícil me adaptar ao frio e ao idioma, mas depois me acostumei e hoje sou muito feliz lá – frisa o atleta, que admite o favoritismo do Brasil. – Nós temos boas chances de levar o Grand Prix, mas o grande favorito é o Brasil – completa.

Nascido no bairro de Itaim, na Zona Oeste de São Paulo, Pula atuou por Corinthians, Intelli e Carlos Barbosa antes de aceitar o desafio de ir para a Rússia. Casado há sete anos, ele diz que a malandragem brasileira é um dos maiores atrativos para os russos investirem em jogadores do Brasil.

- Nós brasileiros temos aquela malandragem típica daqui e o talento que é passado de geração para geração. Os russos admiram muito isso e o nosso estilo de jogo acaba encaixando bem, porque eles têm um futsal muito tático – analisa ele, que, no entanto, ressalta que a Liga Futsal ainda é a competição nacional mais forte do planeta.

- O campeonato russo é muito bom, mas a Liga do Brasil ainda é a mais forte – elogia ele, embora não tenha planos de voltar ao país natal.

Artilheiro da seleção russa na primeira rodada, Cirilo Tadeu Cardozo Filho está na Rússia desde 2003. Pivô oportunista e habilidoso, chamou a atenção do mercado estrangeiro ao destacar-se por Ulbra e Joinville, no início da última década.

Paulista, chegou a atuar pela seleção brasileira, antes de naturalizar-se russo. Hoje acostumado à sua nova nacionalidade, ele diz que enfrentar o Brasil era difícil, em um primeiro momento.

- Ouvia o hino brasileiro e ficava emocionado. Na primeira vez que enfrentei o Brasil, fiquei um pouco tenso. Agora já estou acostumado. Apesar de amar o meu país, quando a bola rola é cada um para o seu lado.

Cirilo enfrentou o Brasil em três oportunidades, tendo sido derrotado em todas as partidas. Para um eventual confronto neste Grand Prix, ele espera um novo desfecho.

- Chegou a hora de vencer o Brasil. A Rússia vai buscar fazer o seu jogo aqui em Manaus – finaliza o camisa 11 russo.

A Rússia entra em quadra nesta segunda-feira, quando enfrenta o Paraguai, às 19h, com transmissão ao vivo do SporTV. O time lidera o grupo B, com três pontos e saldo positivo de 12 gols.

Reportagem de Flávio Dilascio
Direto de Manaus, AM
Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário